Cálculo Renal

Os rins têm como função equilibrar o volume de água no organismo e filtrar algumas das impurezas que circulam na corrente sanguínea, produzindo a urina, que fica armazenada na bexiga e é posteriormente eliminada do corpo.

Quando pequenos cristais - que podem ser resultantes do próprio processo de filtragem do sangue, que possui um excesso de certas substâncias, como o cálcio e o ácido úrico - se aglomeram e formam pedrinhas, que ficam alojadas nos rins e em outras partes do sistema urinário, o paciente é diagnosticado com cálculo renal.

Causas

Pessoas com histórico de cálculos anteriores ou na família, baixa ingestão de água, hipertensão, má alimentação (ingestão de comidas com muito sal e proteínas e a ingestão maior ou menor de alguns nutrientes) diabetes, obesidade, sedentarismo, gota e outras doenças, como doença de Crohn ou acidose tubular renal, tendem a sofrer com o problema.

- Cólicas fortes que vai das costas para a parte inferior do abdômen
Dificuldade para urinar ou eliminação de uma quantidade pequena de urina
Ardência ao urinar
Necessidade de urinar com frequência
Infecção urinária
Presença de sangue na urina
Febre
Náuseas e vômitos

Tratamento

É feito por meio de medicamentos analgésicos (indicados pelo médico, já que alguns podem piorar a quantidade de cristais presentes na circulação sanguínea) e do aumento no consumo de água, com o objetivo de eliminar as pedras naturalmente.

No caso de pedras grandes ou que estão obstruindo a passagem da urina, é preciso realizar uma cirurgia de cálculo renal por meio de métodos como um pequeno corte nas costas ou por um procedimento em que um cateter é inserido até chegar à pedra, que é implodida, tendo seu tamanho diminuído e permitindo que o organismo consiga eliminá-las naturalmente.

Outro método utilizado é a da litotripsia extracorpórea por ondas de choque. Ela pode ser indicada nestes casos, para quebrar os cálculos usando ondas de alta energia, permitindo a sua eliminação pela urina, além de ser menos invasiva que um procedimento cirúrgico.

Nefrolitotripsia percutânea

Nesta cirurgia, é feita uma punção com agulha guiada por raio x ou ultrassom direto no rim, e realizada a dilatação do trajeto.Coloca-se um aparelho com câmera, chamado nefroscópio, e através dele é inserido um aparelho que pulveriza e aspira a pedra.

Ureteroscopia flexível

Popularmente chamada de cirurgia a laser pelo canal, é totalmente endoscópica, ou seja, sem cortes. Um aparelho é inserido através da uretra, passando pelo ureter até o rim. Com ele é possível navegar por todo interior do rim e tratar os cálculos com pulverização utilizando fibra a laser. Os fragmentos pulverizados serão eliminados pela urina, e um cateter é deixado para garantir que os mesmos não obstruam a passagem da urina.

Caso apresente sintomas de cálculo renal, procure um urologista para diagnosticar, prevenir e tratar o problema!