Os avanços da cirurgia minimamente invasiva permitiram a introdução de um novo aliado à cirurgia laparoscópica: o robô.
A cirurgia laparoscópica continua a mesma, no entanto ao invés de um instrumento laparoscopico, o cirurgião realiza os procedimentos com o auxílio de um robô, cujas pinças são introduzidas pelas mesmas incisões da laparoscopia. No entanto, quem realiza a cirurgia é o cirurgião, que controla as pinças robóticas através de um console.
Cirurgia Robótica na Urologia
A principal cirurgia robótica realizada pela urologia é a retirada da próstata por tumor – a Prostatectomia radical robótica – mas qualquer cirurgia laparoscópica pode ser igualmente realizada com o auxílio do robô. Nos Estados Unidos, a cirurgia robótica para tratamento de câncer de próstata é utilizada em mais de 90% dos casos. No Brasil, existe um movimento crescente na utilização dessa tecnologia, o que tem auxiliado muito na realização de diversas cirurgias oncológicas.
Vantagens
As vantagens da cirurgia robótica são semelhantes às da cirurgia laparoscópica convencional. No entanto, o robô permite a realização de movimentos ainda mais precisos e controlados, além de possibilitar a reprodução da imagem em 3D. Esta tecnologia proporciona ao cirurgião maior conforto, controle e qualidade de visão, tornando a cirurgia ainda mais segura e benéfica para o paciente.
Se quiser saber mais a respeito: